OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 03/11/12

domingo, 11 de março de 2012

VOLTA GRANDE / MG - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

ESTA EH A ESTAÇÃO DA CIDADE DE VOLTA GRANDE QUE FICA BEM NA DIVISA COM O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
imagem - Carlos Latuff

ASSIM COMO A MAIORIA DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, ESTA AQUI TAMBÉM ESTA DESATIVADA.
imagem - Jansen C. O.

-->

Monsenhor João Alexandre, Cláudio, MG - O Distrito de Monsenhor João Alexandre, popularmente conhecido como Cachoeirinha, pertence a cidade de Cláudio. Tem uma bonita lenda que fala sobre Santo Antônio ter passado por este lugar. Vem ver comigo:














O Distrito de Monsenhor João Alexandre, popularmente conhecido como Cachoeirinha, pertence a cidade de Cláudio. Tem uma bonita lenda que fala sobre Santo Antônio ter passado por este lugar. Vem ver comigo: 
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE EH TAMBÉM CONHECIDA COMO A CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO.
Aqui o cartório de Registro Civil e outros serviços de Tabelionato em Monsenhor João Alexandre, Cláudio, MG (Thymonthy Becker)
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE TEM APROXIMADAMENTE 1.250 HABITANTES. INFORMAÇÃO DE MORADOR -
O DISTRITO ESTA À 814 km DE BRASÍLIA.
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE ESTA Á 152 km DE BELO HORIZONTE.
ESTE DISTRITO FICA À 69 km DE DIVINÓPOLIS.
HISTÓRIA
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE OU, CACHOEIRINHA, COMO EH CONHECIDO, NASCEU COMO A MAIORIA DOS POVOADOS E DISTRITOS DAS MINAS GERAIS. 
PROCURANDO UM LOCAL ONDE TENHA ÁGUA COM FARTURA E BOA TERRA PARA SE PLANTAR, AVENTUREIROS E TROPEIROS DESBRAVAM O SERTÃO MINEIRO E, AO ENCONTRAREM O LOCAL QUE JULGAM APROPRIADO, FIXAM ALI UMA CASA DE POUSADA. ASSIM, OUTROS VÃO SE JUNTANDO A ESTE E COMEÇAM A FORMAR O POVOADO.

Você pode gostar:

ORIGEM DO NOME
O NOME EH UMA HOMENAGEM AO MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, PADROEIRA DO LOCAL.
CACHOEIRINHA EH UMA APELIDO DO DISTRITO, EM VIRTUDE DA CACHEIRA EM QUE SUPOSTAMENTE, SANTO ANTÔNIO, TERIA SENTADO PARA DESCANSAR E BEBER ÁGUA.
AQUI A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Thymonthy Becker 
AQUI MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker 
ESSA EH A TORRE DELA. BEM LEGAL
foto - Thymonthy Becker 
OLHA A PRAÇA BEM ARBORIZADA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
MAIS UMA PARTE DA PRACINHA
foto - Thymonthy Becker 
UMA RUA
foto - Thymonthy Becker 
ESTE EH O CARTÓRIO DE REGISTRO DE QUEM NASCE E OUTROS "TREM" QUE VOCÊ PRECISAR FAZER NO CARTÓRIO
foto - Thymonthy Becker 
ESTA EH UMA LAGOA.
foto - Carlos
AQUI PODEMOS VER UMAS CASAS.
foto - ?
UMA DA MUITAS RUAS RUAS
foto - ?
Monsenhor João Alexandre tem dois nomes porque tem uma história que eh uma lenda, mais dizem ser verdade. Por isso aqui ela também se chama cachoeirinha.
Eles contam que um homem andando por ali e se sentindo cansado, parou naquelas pedras onde o rio passava. Depois que bebeu daquela água e descansou bastante, ele gostou do lugar. Achou a paisagem muito legal. Segundo conta esse povo aqui, ele foi ate onde eh hoje a igreja, que era um gramado baixo e coberto de folhas secas de árvores. Este homem tirou as folhas caídas ali deixando o lugar limpo. Ele pegou argila que tinha próximo ao rio e fez um barro, espalhou esse barro por cima daquele gramado que tinha limpado.

Você pode gostar:

Depois que o barro secou, ficou parecendo um cimentado. Não era muito grande, mais também não era pequeno. Porém, antes do barro secar e ficar duro igual cimento, este homem fez um desenho naquele barro. O desenho que aquele homem tinha feito era de uma igreja. Somente os contornos, mas com as janelas e porta de entrada. Depois aquele homem foi embora e nem a chuva conseguiu apagar o desenho ou desfazer o barro. Desenho este que ficou coberto de folhas e mato com o tempo.

Você pode gostar:

Quando as primeiras pessoas foram se fixando naquelas terras, acabaram encontrando aquele desenho no chão, quando limpavam o terreno para construir uma casinha. Viram que quem tinha feito o desenho tinha escrito o seu nome: "Antônio". Bem abaixo do desenho da porta central da igreja. As pessoas que encontraram aquele desenho, logo concluíram que se tratava de Santo Antônio, julgando pelo nome e o desenho, que era uma igreja. Acreditando nisso, se mobilizaram e construíram a igreja exatamente como estava no desenho e em cima deste. O nome da igreja, claro, eh Igreja de Santo Antônio.

Você pode gostar:

Diz a lenda, que se você não está conseguindo arrumar uma pessoa boa pra casar, eh só ir nesta igreja de Santo Antônio, que ele arruma uma pessoa boa pra você. Esta eh a história que ouvi contar por aqui.
Aproveita suas férias e passe aqui pra ver de perto a igreja de Santo Antônio, conhecer este povo acolhedor num lugar super tranquilo e quem sabe, receber as bênçãos de Santo Antônio neste pequeno CANTINHO DE MINAS.
(Texto: Thymonthy Becker)

valeu pela visita - sempre volte



fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / IBGE /

Você também pode gostar:



TIAL PROÇEIS E ATE UM OUTRO DIA.
COM DEUS TODOMUNDO.
BRAÇÃO

Volta Grande, Minas Gerais - No circuito Trem de Minas

















Terra natal do cineasta Humberto Mauro, o primeiro cineasta brasileiro, criou os Estúdios Rancho Alegre em Volta Grande. 






O carro do batente chegando em Volta Grande, MG
SEJA MUITO BEM VINDO A JOIA PERDIDA DA ZONA DA MATA. BEM VINDO A VOLTA GRANDE. TERRA DO CINEASTA HUMBERTO MAURO.
foto - Thymonthy Becker
O município de Volta Grande integra a bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelos rios Angu e Paraíba do Sul.
Estação Ferroviária de Volta Grande, MG (Prefeitura Municipal)

CINEASTA HUMBERTO MAURO
O século 19 estava a três anos de seu fim quando Humberto Duarte Mauro nasceu, nesta cidade de Volta Grande, estado de Minas Gerais. Ninguém podia imaginar que o recém-nascido, filho do imigrante italiano Caetano Mauro e da mineira Tereza Duarte, seria um pioneiro em uma nova arte e o maior diretor dos primeiros tempos do cinema nacional. Cinema era uma novidade bem distante da fazenda em Volta Grande: fazia apenas dois anos que os irmãos Lumière haviam exibido sua primeira sessão cinematográfica, em Paris, na França.


Nos seus primeiros anos de vida, Humberto mostrou interesse pela mecânica e pela música. Tocava violino e bandolim nas horas vagas - e estudava engenharia em Belo Horizonte.
Seu primeiro trabalho foi instalar eletricidade em fazendas e sítios locais. Ele também construiu o primeiro aparelho de receptor rádio em Cataguases. (Prefeitura Municipal)
Nesse clima, Mauro e Comello conseguiram financiamento para seu projeto. Compraram uma filmadora 35 mm no Rio de Janeiro e centenas de metros de película: começaram a rodar "Os Três Irmãos" - filme que nunca foi terminado. Com mais dinheiro, de um novo financiador, fundaram a Phebo Sul América Filmes. O primeiro filme da Phebo, dirigido por Mauro, foi "Na Primavera da Vida", de 1926. Mauro não só dirigiu, mas escreveu e foi co-autor dos roteiros, atuou em pequenos papéis, operou a câmera, colaborou nos cenários e na iluminação.



Sua última realização foi 'Carro de Bois', de 1974, um entre os muitos curtas e documentários rodados em seus Estúdios Rancho Alegre, localizados na sua terra natal, Volta Grande, Minas Gerais.
Homenageado no Festival de Cannes, em seu último ano de vida, Mauro também serviu de inspiração para uma geração de cineastas brasileiros, como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos. (Prefeitura Municipal)
TREM DE MINAS / PRIMEIRO TREM TURÍSTICO INTERMUNICIPAL
O batizado “Trem Rio Minas” ligará a cidade fluminense de Três Rios, até a mineira Cataguases, passando por Sapucaia, no Rio, Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Leopoldina e Recreio, em Minas Gerais. Serão 187 quilômetros de viagem sobre a malha ferroviária, num passeio que irá durar cinco horas, ida e volta.



A iniciativa do projeto é da Oscip Amigos do Trem, de Juiz de Fora, que até o momento já foi abraçado por diversas prefeituras, empresários, voluntários e autoridades de diversos setores dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes, que formarão o primeiro trem turístico interestadual do Brasil. Ela irá operar pela malha ferroviária explorada pela VLI – Valor Logística Integrada, pertencente ao Grupo Vale, e que desde 31 de julho está inoperante, devido ao fim dos carregamentos de bauxita (um tipo de pedra) que eram feitos pela concessionária. (Prefeitura Municipal)
Estação ferroviária de Volta Grande, MG
foto - ?
NA ENTRADA DA CIDADE (Thymonthy Becker)
VEJA QUE BACANA ESTA RUA ARBORIZADA (Thymonthy Becker)
ESTA EH A RUA DE ACESSO AO CENTRO (Thymonthy Becker)
MAIS UMA RUA (Thymonthy Becker)
UMA VISÃO DOS TELHADOS DE UM DOS BAIRROS (Thymonthy Becker)
QUE LEGAL ESTA CASA NO ALTO DO MORRO (Thymonthy Becker)
NO SEGUNDO PLANO, A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA COPASA (Thymonthy Becker)
CONTORNANDO A CIDADE (Thymonthy Becker)



O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA (Thymonthy Becker)
AQUI A MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA (Thymonthy Becker)
A TORRE DA MATRIZ (Thymonthy Becker)
RUA DA PRAÇA (Thymonthy Becker)
ESTA PRAÇA EH MUITO BONITA (Thymonthy Becker)
foto - Thymonthy Becker
RUA DA PRAÇA (Thymonthy Becker)
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL (Thymonthy Becker)
foto - Thymonthy Becker
RUA DE ACESSO AO LOCAL ONDE FUI MEDIR A QUALIDADE DO AR. EM UMA FÁBRICA DE COSMÉTICOS (Thymonthy Becker)



A PRAÇA VISTA MAIS DE PERTO (Thymonthy Becker)
foto - Thymonthy Becker
ESTA PRAÇA TAMBÉM EH MUITO BONITA E CONSERVADA (Thymonthy Becker)
AQUI A PRAÇA VISTA MAIS DE PERTO (Thymonthy Becker)
O ENTORNO DA CIDADE (Thymonthy Becker)
ALGUMAS CONSTRUÇÕES (Thymonthy Becker)
Capela de Nossa Senhora do Rosário em Volta Grande, MG (Raymundo P. Netto)
População estimada 2016 (1) - 5.302
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 205,552
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 24,36
Código do Município 3172103
Gentílico - volta-grandense
Prefeito 2017 / JORGE LUIZ GOMES DA COSTA
Gentílico: volta-grandense
HISTÓRICO
Segundo consta, os primeiros povoadores devem ter atingido o território do atual Município de Vota Grande em fis do século XVIII. O núcleo primitivo da atual cidade teria surgido em torno de uma fazenda. Seu desenvolvimento inicial está ligado a cultura cafeeira que aí se expandiu no século XIX.
Há evidências de que o povoado, por volta de 1870, já apresentava certas importâncias. A inauguração na localidade da estação da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1874,que contou com a presença do Imperador Pedro II, foi de fato bastante significativo para o crescimento econômico do núcleo populacional e da região.



O povoado, que pertencera anteriormente aos municípios de Mar de Espanha a Leopoldina, foi elevado a distrito pelo decreto nº 404, de 5 de março de 1891 e incorporado ao Município de Além Paraíba. Por força do Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o município , constituído de quatro distritos ( sede, São Luiz “atual Trimonte” , Água Viva e Estrela Dalva). Em 
1953, perde os distritos de Água Viva e Estrela Dalva.
Fonte
Mapa Municipal (IGA 1981)
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VOLTA GRANDE, MINAS GERAIS 
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE VOLTA GRANDE, MINAS GERAIS 
foto - Thymonthy Becker
SUA PASSAGEM POR AQUI AGRADEÇO E ESPERO QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE. 


ATÉ UM DIA QUALQUER