OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 03/18/12

domingo, 18 de março de 2012

Catedral Metropolitana da Sé, São Paulo - Eh a maior construção em estilo neogótico do País
















O edifício tem 111m de comprimento e 46m de largura. A linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa no local onde está instalado o templo.
Vista aérea do centro de São Paulo (SP), com destaque para as abóbodas esverdeadas da Catedral da Sé
A catedral neogótica acomoda até 8 mil pessoas, tem torres de 92 m de altura e pé-direito interno de 65 m. Repare nos dois mosaicos laterais, em estilo bizantino, e nos elementos brasileiros, como o tucano e o tatu, esculpidos no topo das colunas da entrada.




Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. A belíssima arquitetura do templo atual é em estilo neogótico, possui cinco naves, com capacidade para cerca de oito mil pessoas, e um carrilhão de 92 sinos.
O carrilhão com 92 sinos ressoa sempre às 12h e às 18h. Na cripta (R$ 5,00) estão enterrados personagens históricos da cidade (3ª a domingo, exceto último domingo do mês). Na praça em frente fica o Marco Zero de São Paulo.
É a maior construção em estilo neogótico do País. O edifício tem 111m de comprimento e 46m de largura. As duas torres frontais têm 97m. A linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa no local onde está instalado o templo.
Com fachada neogótica, a Catedral Metropolitana tem 111m de comprimento, torres de 92 m e ocupa o quarteirão todo
A Sé possui em seu interior um grande número de obras de arte sacra, magníficos vitrais e mosaicos. O grandioso órgão, com cinco teclados e 12 mil tubos, é o maior da América do Sul. Antes da reforma de 1999, sua execução era restrita, pois temia-se que a elevada potência das vibrações do instrumento pudesse abalar a estrutura do prédio.
Catedral da Sé, São paulo (SP)
ESTA EH A CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. MAIS CONHECIDA COMO "CATEDRAL DA SÉ.
A HISTÓRIA DA CATEDRAL DE SÃO PAULO COMEÇA EM 1589, QUANDO SE DECIDIU QUE UMA IGREJA PRINCIPAL (MATRIZ) SERIA CONSTRUÍDA NA PEQUENA VILA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA. ESTA IGREJA, SITUADA NO LOCAL DA CATEDRAL ATUAL, FOI TERMINADA EM TORNO DE 1616.


SÃO PAULO TRANSFORMOU-SE EM SEDE DE DIOCESE EM 1745, E A PARTIR DESSA DATA A ANTIGA IGREJA FOI DEMOLIDA E SUBSTITUÍDA POR UMA NOVA, CONSTRUÍDA EM ESTILO BARROCO, TERMINADA EM TORNO DE 1764. ESTA MODESTA IGREJA SERIA A CATEDRAL DE SÃO PAULO ATÉ 1911, QUANDO FOI DEMOLIDA.
A grandiosa Catedral da Sé


Praça da Sé e a Catedral, centro histórico da cidade de São Paulo
A CATEDRAL ATUAL FOI CONSTRUÍDA POR INICIATIVA DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SIVA, PRIMEIRO ARCEBISPO DE SÃO PAULO. OS TRABALHOS COMEÇARAM EM 1913 NO LOCAL DA CATEDRAL COLONIAL DEMOLIDA. O ARQUITETO RESPONSÁVEL FOI O ALEMÃO MAXIMILIAN EMIL HEHL, QUE PROJETOU UMA ENORME IGREJA EM ESTILO ECLÉTICO, POR POSSUIR VÁRIOS ELEMENTOS DE ESTILOS DISTINTOS, COMO A CÚPULA E O ARCO OGIVAL, MAS QUE PREDOMINA CLARAMENTE O NEOGÓTICO, INSPIRADA NAS GRANDES CATEDRAIS MEDIEVAIS EUROPEIAS.



TODOS OS MOSAICOS, ESCULTURAS E MOBILIÁRIO QUE COMPÕEM A IGREJA FORAM TRAZIDOS POR NAVIO DA ITÁLIA. ENTRETANTO, DEVIDO ÀS GUERRAS MUNDIAIS, HOUVE GRANDE DIFICULDADE PARA SE CONCLUIR A OBRA.
ASSIM, A INAUGURAÇÃO DA NOVA CATEDRAL OCORREU SOMENTE EM 1954, COM AS TORRES AINDA INACABADAS, MAS A TEMPO PARA A CELEBRAÇÃO DO QUARTO CENTENÁRIO DE SÃO PAULO, NO DIA 25 DE JANEIRO. AS TORRES FORAM TERMINADAS SOMENTE EM 1967
Praça da Sé, s/n
Centro
(11) 3107-6832
catedraldase.org.br





fonte / fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal do Governo de São paulo / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / catedraldase.org.br / 





ESTÁTUA DE ZEUS / SENHOR DO OLIMPO

NA CIDADE GREGA DE OLÍMPIA, NA PLANÍCIE DO PELOPONESO, ESTAVA A QUINTA MARAVILHA: A ESTÁTUA DE ZEUS
ESCULPIDA PELO CÉLEBRE ATENIENSE FÍDIAS, NO SÉCULO V A.C., QUANDO A CIDADE JÁ CAÍRA SOB O DOMÍNIO DE ESPARTA. ESSA É CONSIDERADA SUA OBRA-PRIMA. TANTO OS GREGOS AMAVAM SEUS TRABALHOS QUE SE DIZIA QUE ELE REVELAVA AOS HOMENS A IMAGEM DOS DEUSES. SUPÕE-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA TENHA LEVADO CERCA DE OITO ANOS. ZEUS (JÚPITER, PARA OS ROMANOS) ERA O SENHOR DO OLIMPO, A MORADA DAS DIVINDADES.
A ESTÁTUA MEDIA DE 12 A 15 METROS DE ALTURA - O EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE CINCO ANDARES - E ERA TODA DE MARFIM E ÉBANO. SEUS OLHOS ERAM PEDRAS PRECIOSAS. FÍDIAS ESCULPIU ZEUS SENTADO NUM TRONO. ELE ESCULPIU A ESTÁTUA COM MATERIAL DE JOALHEIRO. NA MÃO DIREITA LEVAVA A ESTATUETA DE NIKE, DEUSA DA VITÓRIA; NA ESQUERDA, UMA ESFERA SOB A QUAL SE DEBRUÇAVA UMA ÁGUIA. 
local onde se encontrava a estátua de zeus.

SUPÕE-SE QUE, COMO EM REPRESENTAÇÕES DE OUTROS ARTISTAS, O ZEUS DE FÍDIAS TAMBÉM MOSTRASSE O CENHO FRANZIDO. A LENDA DIZIA QUE QUANDO ZEUS FRANZIA A FRONTE O OLIMPO TODO TREMIA. QUANDO A ESTÁTUA FOI CONSTRUÍDA, A RIVALIDADE ENTRE ATENAS E ESPARTA PELA HEGEMONIA NO MEDITERRÂNEO E NA GRÉCIA CONTINENTAL 
MERGULHOU OS GREGOS NUMA SUCESSÃO DE GUERRAS. OS COMBATES, NO ENTANTO, NÃO PREJUDICARAM AS REALIZAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. 
AO CONTRÁRIO, O SÉCULO V A.C. FICOU CONHECIDO COMO O SÉCULO DE OURO NA HISTÓRIA GREGA DEVIDO AO EXTRAORDINÁRIO FLORESCIMENTO DA ARQUITETURA, ESCULTURA E OUTRAS ARTES. A ESTÁTUA DE ZEUS DESAPARECEU SEM DEIXAR VESTÍGIOS EM CONSTANTINOPLA NO SÉCULO V D.C., LOCAL PARA ONDE A COLOSSAL ESTÁTUA TINHA SIDO TRANSLADADA, QUANDO QUASE TODO SEU MATERIAL PRECIOSO DE OURO, MARFIM E PEDRAS PRECIOSAS JÁ TINHA SIDO RETIRADO

fonte - Wikipédia

Colosso de Rodes, Grécia - O deus do sol na mitologia grega tornou-se uma das sete maravilhas do mundo antigo e tinha trinta metros de altura. Vem ver comigo:

















O deus do sol na mitologia grega tornou-se uma das sete maravilhas do mundo antigo e tinha trinta metros de altura. Vem ver comigo:
O COLOSSO DE RODES FOI UMA ESTÁTUA DE HÉLIOS (DEUS DO SOL NA MITOLOGIA GREGA) CONSTRUÍDA ENTRE 292 A.C. E 280 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS DE LINDOS.
foto - ?




A ESTÁTUA TINHA TRINTA METROS DE ALTURA, 70 TONELADAS E ERA FEITA DE BRONZE. TORNOU-SE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
JÁ QUE O COLOSSO TINHA UM PÉ APOIADO EM CADA MARGEM DO CANAL QUE DAVA ACESSO AO PORTO, QUALQUER EMBARCAÇÃO QUE CHEGASSE À ILHA GREGA DE RODES, NO EGEU POR VOLTA DE 280 A.C.
foto - ?
PASSARIA OBRIGATORIAMENTE SOB AS PERNAS DA ESTÁTUA DE HÉLIOS, PROTETOR DO LUGAR. COM 30 METROS DE ALTURA, TODA DE BRONZE E OCA, A ESTÁTUA COMEÇOU A SER ESCULPIDA EM 292 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS, QUE A CONCLUIU DOZE ANOS DEPOIS. NA MÃO DIREITA DA ESTÁTUA HAVIA UM FAROL QUE ORIENTAVA AS EMBARCAÇÕES À NOITE. ERA UMA ESTÁTUA TÃO IMPONENTE QUE UM HOMEM DE ESTATURA NORMAL NÃO CONSEGUIRIA ABRAÇAR SEU POLEGAR.
Ruínas do possível local
foto - ?
O POVO DE RODES MANDOU CONSTRUIR O MONUMENTO PARA COMEMORAR A RETIRADA DAS TROPAS DO REI MACEDÔNIO DEMÉTRIO, QUE PROMOVERA UM LONGO CERCO À ILHA NA TENTATIVA DE CONQUISTÁ-LA. DEMÉTRIO ERA FILHO DO GENERAL ANTÍGONO, QUE HERDOU DE ALEXANDRE, UMA PARTE DO IMPÉRIO GREGO. O MATERIAL UTILIZADO NA ESCULTURA FOI OBTIDO DA FUNDIÇÃO DOS ARMAMENTOS QUE OS MACEDÔNIOS ALI ABANDONARAM.
Local onde estava o colosso de rodes
foto - ?
A ESTÁTUA FICOU EM PÉ POR APENAS 55 ANOS, QUANDO UM TERREMOTO ATIROU-A PARA O FUNDO DA BAÍA DE RODES, ONDE FICOU ESQUECIDA ATÉ À CHEGADA DOS ÁRABES, NO SÉCULO VII, POIS OS HABITANTES DE RODES NÃO O RECONSTRUÍRAM (ISSO DEVEU-SE AO FATO DE QUE ELES VISITARAM UM ORÁCULO

PRÓXIMO DALI, E ESSE RECOMENDOU-LHES NÃO RECONSTRUÍREM O COLOSSO). OS ÁRABES, ENTÃO, VENDERAM-NA COMO SUCATA. PARA TER-SE UMA IDEIA DO VOLUME DO MATERIAL, FORAM NECESSÁRIOS NOVECENTOS CAMELOS PARA O TRANSPORTAR. AQUELA ESTÁTUA, CONSIDERADA UMA OBRA MARAVILHOSA, LEVOU CARÉS A SUICIDAR-SE LOGO APÓS TÊ-LA TERMINADO, DESGOSTOSO COM O POUCO RECONHECIMENTO PÚBLICO.
foto - ?
RECENTEMENTE, EM 2008, UMA ARQUEÓLOGA ALEMÃ CONTESTOU A LOCALIZAÇÃO DA ESTÁTUA. BASEADA NA FALTA DE EVIDÊNCIAS SUBMERSAS DE FRAGMENTOS DA ESTÁTUA NA REGIÃO DO PORTO, A ARQUEÓLOGA SUPÔS QUE A ESTÁTUA ESTIVESSE TOTALMENTE EM TERRA FIRME, NUMA MONTANHA PRÓXIMA.



Fonte / Fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / infoescola.com /

FAROL DE ALEXANDRIA / O FAROL DE PTOLOMEU

O FAROL DE ALEXANDRIA (EM GREGO, ΦΆΡΟΣ ΤΗΣ ΛΕΞΑΝΔΡΕΊΑΣ)
ERA UMA TORRE CONSTRUÍDA EM 280 A.C. NA ILHA DE FAROS (UMA ILHA, HOJE UMA PENÍNSULA, SITUADA NA BAÍA DA CIDADE EGÍPCIA DE ALEXANDRIA E LIGADA POR MAR AO PORTO DESTA) PARA SERVIR COMO UM MARCO DE ENTRADA PARA O PORTO E POSTERIORMENTE, COMO UM FAROL.
CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUÇÕES DA TÉCNICA DA ANTIGÜIDADE, FOI CONSTRUÍDO PELO ARQUITETO E ENGENHEIRO GREGO SÓSTRATO DE CNIDO A MANDO DE PTOLOMEU.
SOBRE UMA BASE QUADRADA ERGUIA-SE A ESBELTA TORRE OCTOGONAL DE MÁRMORE, COM UMA ALTURA QUE VARIAVA ENTRE 115 E 150 METROS DE ALTURA, QUE POR MAIS DE CINCO SÉCULOS MANTEVE-SE ENTRE AS MAIS ALTAS ESTRUTURAS FEITAS PELO HOMEM. EM SEU INTERIOR ARDIA UMA CHAMA QUE, ATRAVÉS DE ESPELHOS, ILUMINAVA A UMA DISTÂNCIA DE ATÉ 50 QUILÔMETROS – DAÍ A GRANDE FAMA E IMPONÊNCIA DAQUELE FAROL, QUE FIZERAM-NO SER IDENTIFICADO COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO POR ANTÍPATRO DE SÍDON.

EM 1994, UM TIME DE ARQUEÓLOGOS E MERGULHADORES, UTILIZANDO UMA SÉRIE DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS (LOCALIZADORES VIA SATÉLITE, MEDIDOR ELETRÔNICO DE DISTÂNCIA E ETC), ENCONTRARAM SOB AS ÁGUAS DE ALEXANDRIA GRANDES BLOCOS DE PEDRA E ESTÁTUAS DO FAROL.

fonte - Wikipédia

Léptis Magna, Líbia - A mais bela cidade do Império Romano em 146 a.c.

















Com edifícios, porto, mercado, bairros, rua e lojas, era a mais bela cidade o império romano em 146 a.C. 



Léptis Magna era uma cidade na Líbia fundada por fenícios de Tiro no final do século 7 aC, onde o Wadi Lebda encontra o Mar Mediterrâneo. Eles escolheram este local porque o barranco era uma via navegável para o país e na costa formou um porto natural.
Durante a Terceira Guerra Púnica, Léptis Magna tornou-se um aliado dos romanos, o que tornou uma cidade favorecida e importante dentro do Império Romano. Durante a guerra civil entre Pompeu e César, a cidade ficou do lado de Pompeu e no final da guerra e da vitória de César, a cidade perdeu seu status favorável.
Seu desenvolvimento sofreu de forma significativa pela sua escolha errada e foi punida em ter que fornecer a Roma, uma entrega especial de azeite a título de imposto anual. Durante este século, novos bairros foram adicionados à cidade velha; eles foram concebidos de acordo com layouts romanos tradicionais.
Augustus concordou em devolver este estado para Léptis Magna e um culto imperial para ele foi criado na cidade.
Tornou-se um município durante o reinado de Vespasiano e durante este período, a romanização das elites torna-se evidente, embora as instituições Púnicas permaneceu em uso. Finalmente, a cidade tornou-se uma colônia romana durante o reinado de Trajano e aprovou as instituições romanas.
O Fórum foi criado na época do imperador Augusto no antigo centro da cidade de Cartago; ele foi localizado muito perto da beira-mar e foi embelezado por vários pequenos templos e decorado com estátuas gigantescas dos imperadores (agora no Museu de Tripoli); ele é conhecido como o fórum velho, porque no início do IIIrd século dC, o imperador Septímio Severo, que nasceu em Leptis, construído um novo fórum.


Os edifícios do fórum foram, em parte, modificados ou restaurado durante o reinado dos sucessores de Augusto; a presença de colunas de granito cinza do Egito e da cipollino da Grécia são uma indicação de riqueza Leptis '; as melhorias foram feitas por governadores romanos da cidade ou por ricos comerciantes locais.
A riqueza de Leptis foi baseado em extensas plantações de oliveiras que cercavam a cidade; o imposto anual a cidade teve que pagar a Roma foi cobrado em libras de azeite; em troca seus habitantes gozava de um certo grau de liberdade na administração local e nomeou seus suffetes, magistrados fenícias tradicionais (Hannibal era um suffete de Cartago); muitas vezes os nomes dos habitantes eram uma mistura de elementos romanos e púnicas: Annobal Tapapius Rufus era um comerciante muito rico que financiou a construção do mercado em 8 aC.
Segundo alguns historiadores o Macellum palavra latina, que significa que o mercado onde o peixe e carne são vendidos, derivado de uma palavra púnica que significa o lugar onde você come; bancas foram dispostos ao longo de um círculo ou um octógono, no centro do qual havia uma bacia onde o peixe / carne e as facas de corte usadas eram lavadas. Materiais caros estavam envolvidos na construção do mercado e seus edifícios foram desenhados com precisão.
Um arco triunfal em miniatura mostra os navios que transportavam o azeite a Roma; que, para a esquerda tem grandes velas e é muito semelhante aos navios que são retratados em um mosaico de Ostia, o porto de Roma; que à direita mostra uma galera impulsionado por remos.
Edis eram magistrados romanos encarregados, entre outras funções, de assegurar a regularidade das operações em mercados; arqueólogos têm encontrado frequentemente conjuntos de medidas padrão colocadas pelos edis para cumprir esse objectivo; o conjunto de medidas apresentadas anteriormente, provavelmente foi utilizada para verificar o comprimento dos peixes (você pode ver um conjunto semelhante em Dion, na Grécia).




Annobal Tapapius Rufus, depois de ter financiado a construção do mercado pagou a construção de um grande teatro; é um dos primeiros exemplos de um teatro, que não foi totalmente escavada de um monte, como a parte superior das bancadas é suportado por alvenaria; que foi concluída poucos anos depois do Teatro di Marcello em Roma e é apenas ligeiramente menor do que o teatro de Sabratha (que foi construída muito tempo mais tarde).
Em sua longa inscrição dedicatória Annobal Tapapius Rufus chama a si mesmo amator de Concórdia (amante de concórdia) e outra inscrição similar é decorado por duas mãos trêmulas; claramente o rico comerciante era um grande apoiador das relações de amizade com Roma; novas estradas que ligavam Leptis para o interior foram construídas pelos romanos no século 05 AC, aumentando assim a área dos olivais, em detrimento dos nômades cuja terra foi confiscada.
Iddibal, outro membro da família Tapapius, completou o trabalho e a missão política de Annobal, através da construção de um grande templo atrás do teatro e dedicando-o para os primeiros imperadores romanos; as relações entre Roma e Leptis tornou-se tão forte que muitos habitantes importantes da cidade receberam a cidadania romana, o que lhes permitiu seguir uma carreira política e de ser atribuído a posições no exército.


Na época do imperador Nero uma pedreira perto da cidade foi transformado em um grande anfiteatro.
Corridas de bigas teve lugar entre o anfiteatro e praia do mar; o circo foi construído na época do imperador Marco Aurélio, mas o local provavelmente já era utilizado para corridas.
A cidade atingiu o seu apogeu durante o reinado de Septímio Severo e Caracalla. Tornou-se a segunda cidade da província da África depois da capital Cartago. Ele recebeu novos monumentos: um novo fórum e basílica, uma rua com colunatas para se juntar a parte antiga da cidade, com banho de Adriano, o porto foi restaurada, e mais um arco triunfal foi construído. Por causa do custo, Caracalla decidiu parar a construção do Fórum em 216 dC, e foi, portanto, nunca terminou. Quando Diocleciano decidiu alterar a organização das províncias, Léptis Magna tornou-se a capital da nova província de Tripolitania.
Os romanos deixaram Léptis Magna durante o século 6, depois de um ataque do Levathae, uma tribo berbere. Os bizantinos voltou a Lepcis, mas apenas em uma pequena parte da cidade.
Semelhante a Oea e Sabratha, Leptis (aka Lepcis) foi fundada pelos fenícios para apoiar as suas rotas de comércio ao longo da costa do norte da África. Após a queda de Cartago em 146 aC, no final da Terceira Guerra Púnica, a região de Leptis foi incluído no reino da Numídia até 105 aC, quando os romanos absorveram na província de África. A denominação Magna (Grande) foi adicionado para distinguir Leptis de outra cidade com o mesmo nome, Leptis Parva (pequeno) que foi localizado na Tunísia de hoje.
Em 146 aC, no final da Terceira Guerra Púnica, os romanos destruíram Cartago e estabeleceram sua primeira província na costa sul do Mar Mediterrâneo; ele foi chamado África, um nome a etimologia da qual é incerta, e é composto apenas da parte norte da Tunísia de hoje; os bens remanescentes dos cartagineses foram designados para o Reino de Numídia; em 105 aC, a parte oriental deste reino foi anexado pelos romanos e a província da África foi ampliado para incluir a faixa costeira da Tunísia para Syrtis Maior (Golfo de hoje da Sidra).



LÉPTIS MAGNA
LÉPTIS MAGNA, foi uma importante cidade do "Império Romano", e suas ruínas, estão situadas em Al-Khums, na Líbia, África, a 130 quilômetros de Trípoli, a capital. LÉPTIS MAGNA, era uma das mais belas cidade do "Império Romano", graças a SÉPTIMUS SEVERUS, que aumentou suas dimensões e a embelezou, erguendo imponentes edifícios públicos, e um grande porto marítimo.
LÉPTIS MAGNA (EM LATIM: LEPTIS MAGNA), TAMBÉM CONHECIDA COMO LÉPTIS ALTERA (LEPTIS ALTERA, "OUTRA LÉPTIS", EM REFERÊNCIA A LÉPTIS PARVA)
FOI UMA PRÓSPERA CIDADE DO IMPÉRIO ROMANO. SUAS RUÍNAS ESTÃO SITUADAS EM AL-KHUMS, LÍBIA, 130 QUILÔMETROS AO LESTE DE TRIPOLI.
ERA UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO IMPÉRIO ROMANO, DEVIDO À SEPTÍMIO SEVERO, QUE A AUMENTOU E EMBELEZOU, ERGUENDO IMPONENTES EDIFÍCIOS PÚBLICOS, UM PORTO, UM MERCADO, ARMAZÉNS, LOJAS E BAIRROS RESIDENCIAIS.
A CIDADE PROVAVELMENTE FOI FUNDADA POR COLONOS FENÍCIOS EM 1100 A.C., EMBORA NÃO TIVESSE A MESMA IMPORTÂNCIA QUE CARTAGO, QUE SE TRANSFORMOU NA POTÊNCIA PRINCIPAL DO MAR MEDITERRÂNEO NO SÉCULO IV A.C. FEZ PARTE DO ESTADO DE CARTAGO ATÉ A SEGUNDA GUERRA PÚNICA. EM 146 A.C. FOI ANEXADA À REPÚBLICA ROMANA.



LEPTIS MAGNA REMANESCEU ASSIM ATÉ O GOVERNO DO IMPERADOR ROMANO TIBÉRIO, QUANDO A CIDADE FOI INCORPORADA NO IMPÉRIO COMO PARTE DA PROVÍNCIA ROMANA DA ÁFRICA.
LOGO SE TRANSFORMOU NA TERCEIRA CIDADE MAIS IMPORTANTE DE ÁFRICA ROMANA. O AUGE É ATINGIDO DURANTE A DINASTIA DOS SEVEROS. O IMPERADOR SEPTÍMIO SEVERO, NASCIDO EM LEPTIS, VAI FAVORECER A SUA CIDADE NATAL E PATROCINAR O SEU ENGRANDECIMENTO EM GRANDE ESCALA E EM GRANDE ESTILO. O PALÁCIO DE LEPTIS MAGNA FOI CONSTRUÍDO NESTA ÉPOCA, PELO IMPERADOR.
DURANTE A CRISE DO SÉCULO III, COM O DECLÍNIO DO COMÉRCIO NO IMPÉRIO ROMANO, A IMPORTÂNCIA DE LEPTIS MAGNA TAMBÉM CAIU, NA METADE DO SÉCULO IV, AS PRINCIPAIS PARTES DA CIDADE TINHAM SIDO ABANDONADAS.
PROCÓPIO DE CESAREIA, HISTORIADOR BIZANTINO CONTEMPORÂNEO DE JUSTINIANO, COMENTOU QUE LEPTIS MAGNA PASSOU DE UMA CIDADE LARGA E POPULOSA PARA UMA CIDADE ABANDONADA EM SUA MAIOR PARTE, E QUASE TODA COBERTA DE AREIA.
EM 534 O GENERAL BIZANTINO BELISÁRIO RECONQUISTOU LEPTIS MAGNA E DESTRUIU O REINO DOS VÂNDALOS. A CIDADE FOI ANEXADA AO IMPÉRIO BIZANTINO, E LEPTIS MAGNA CONVERTIDA A CAPITAL DE PROVÍNCIA, PORÉM NUNCA SE RECUPEROU DA DESTRUIÇÃO CAUSADA PELOS BERBERES NA CIDADE.
JUSTINIANO RECONSTRUIU A MURALHA DA CIDADE, PORÉM MENOR DO QUE ELA ERA ANTES, DE FORMA QUE FOSSE MAIS FÁCIL PROTEGÊ-LA DOS ATAQUES E DA AREIA. O IMPERADOR DEDICOU UMA IGREJA A MARIA, MÃE DE JESUS (LITERALMENTE, NO TEXTO DE PROCÓPIO, MÃE DE DEUS), E CONSTRUIU MAIS QUATRO IGREJAS.
O PALÁCIO, CONSTRUÍDO POR SEPTÍMIO SEVERO, QUE ESTAVA EM RUÍNAS, FOI RECONSTRUÍDO. JUSTINIANO TAMBÉM CONSTRUIU BANHOS PÚBLICOS NA CIDADE.



EM 650 OS ÁRABES DOMINARAM A TRIPOLITANA.
A INVASÃO ÁRABE, QUE ATINGIU VELOZMENTE O NORTE DE ÁFRICA DEPOIS DA DERROTA DE BIZÂNCIO, VEM APENAS CONCLUIR UM PROCESSO DE DECLÍNIO E DE APAGAMENTO DE UMA GRANDE E IMPORTANTE REDE DE GRANDES CIDADES.
A DESOLAÇÃO É GERAL E A AREIA INVADIRÁ LEPTIS. O PRESTÍGIO E A SUMPTUOSIDADE DOS SEUS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÃO TRANSFORMAR O SÍTIO DE LEPTIS NUMA FONTE DE LUCRO. PARTE DOS MÁRMORES DO PALÁCIO DE VERSALHES FOI RETIRADA DE LEPTIS.
A PARTIR DOS ANOS 1920 FOI ESCAVADA SISTEMATICAMENTE.




VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

fonte / fotos  =  Wikipédia / Dr. Elmusrati / Thymonthy Becker / romeartlover.tripod.com /  Divulgação /