OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 05/20/12

domingo, 20 de maio de 2012

BARBACENA / MG - CIDADE DAS ROSAS

SEJA MUITO BEM VINDO A BELA CIDADE DE BARBACENA - TERRA DO LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO "GARCIA JÚNIOR"
foto - Frederico Simão
BARBACENA TEM 126.325 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM BARBACENA EH: BARBACENENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.791
A HISTÓRIA
OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIÃO FORAM PAULISTAS E PORTUGUESES, PROCEDENTES, NA MAIORIA, DE TAUBATÉ. TRANSPONDO A MANTIQUEIRA PELA GARGANTA DO EMBAU, HOJE CRUZEIRO, DESBRAVARAM OS SERTÕES E ESTABELECERAM-SE NO TERRITÓRIO. DEDICARAM-SE DE INÍCIO A MINERAÇÃO E, EM SEGUIDA, QUANDO JÁ SE ENCONTRAVA ABERTO O CAMINHO NOVO, TAMBÉM CHAMADO "DAS PARTES DE SÃO PAULO" OU DO RIO GRANDE, A LAVOURA E A CRIAÇÃO DE GADO.
COMO COBRADOR DAS ENTRADAS E PROVEDOR DOS QUINTOS, O CORONEL DOMINGOS RODRIGUES DA FONSECA LEME ESTABELECEU NAS TERRAS DE SUAS SESMARIAS O REGISTRO DA BORDA DO CAMPO, DEPOIS CHAMADO "VELHO" E, MAIS TARDE, DO "PADRE MANOEL RODRIGUES". VENDIDA A FAZENDA, EM 1724, A MATIAS DOMINGOS E A FRANCISCO DA COSTA, RETIROU-SE O CORONEL FONSECA LEME PARA SÃO PAULO.
A PRIMITIVA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA BORDA DO CAMPO FOI CRIADA EM 1725 E TEVE POR SEDE PROVISÓRIA, ATÉ 1730, A CAPELA DO BORDA. 
AQUI O LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO - GARCIA JÚNIOR. FILHO ILUSTRE DE BARBACENA QUE HOJE RESIDE E PRESTA RELEVANTE SERVIÇO À CIDADE DE DIVINÓPOLIS NO CENTRO OESTE DO ESTADO.
foto - ?
DAÍ A SEDE DA FREGUESIA FOI TRANSFERIDA PARA A CHAMADA IGREJA NOVA, ATUAL MATRIZ DE BARBACENA. A CONCLUSÃO DA MATRIZ DATA DE 1764. TERMINADAS, PORÉM, AS PRIMEIRAS OBRAS, FORAM ENTREGUES AO CULTO A 27-11-1748. EM TORNO DA MATRIZ FOI-SE FORMANDO, DESDE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, O ANTIGO ARRAIAL DA IGREJA NOVA. POR SUA VANTAJOSA POSIÇÃO COMERCIAL ENTRE O CAMINHO NOVO E O VELHO, QUE LIGAVAM MINAS GERAIS, GOIÁS E MATO GROSSO AO RIO DE JANEIRO, O POVOADO PROSPEROU. 
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
NO COMEÇO DE SUA VERDADEIRA E GLORIOSA HISTÓRIA, BARBACENA VÊ-SE FORÇADA A FESTEJAR A CONDENAÇÃO DOS INCONFIDENTES, E AINDA EXPOR, NAS VIZINHANÇAS DA IGREJA DO ROSÁRIO E À MARGEM DA ANTIGA ESTRADA REAL DO RIO PARA VILA RICA, O BRAÇO DIREITO DE TIRADENTES.
MAIS TARDE, PARTICIPA VIVAMENTE DAS CAMPANHAS DA ABOLIÇÃO E DA REPÚBLICA, TORNANDO CONHECIDAS E RESPEITADAS AS CULTURAS DE SEUS EMINENTES FILHOS E SUAS TRADIÇÕES, TENDÊNCIAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.

CONHEÇA AGORA POR FOTOS, UM POUCO DESTA FASCINANTE CIDADE.
AQUI A IGREJA DA BOA MORTE.
foto - Heverton J.B.
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - Tiago Vidal
ESTA EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Heverton J.B.
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

imagem - Carlão Azul
imagem - Carlão Azul
ESTES SÃO OS AFRESCOS DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

imagem - Carlão Azul


ESTA EH A BASÍLICA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
foto - ?
ESTA AQUI EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Raymundo P. Netto
AO FUNDO VEMOS A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
foto - Gláucio Dutra Rocha
AQUI O PONTILHÃO FERROVIÁRIO
foto - ?
O CENTRO DA CIDADE
foto - ?
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Heverton J.B.
MAIS UM BONITO CASARÃO
foto - ?
AO FUNDO A ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL 
foto - Frederico Simão
O BELO CHAFARIZ DA PRAÇA CENTRAL
foto - Heverton J.B.
AQUI O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DAS MINAS GERAIS.
foto - Tiago Vidal
MONUMENTO NA PRAÇA
foto - Heverton J.B.
AQUI O MUSEU DA LOUCURA
foto - ?
VEJA QUE BELO JARDIM
foto - ?
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Leandro Moreira
VEJA ALGUMAS IMAGENS DA REGIÃO CENTRAL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI A FAMOSA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR
foto - ?
AQUI O HOTEL ESCOLA SENAC
foto -Grogoto
UM VELHO CASARÃO
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


QUALQUER DIA DESTES, A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE MINEIRA.
ATÉ MAIS VÊ INTÃO. -->

CACHORRO PASTOR ALEMÃO E AS SALSICHAS

ESTAVA VINDO DO SUPERMERCADO COM TRÊS SACOLAS. UMA DELAS TINHA ALGUMAS SALSICHAS. QUANDO FUI PASSAR PELA CASA DA ESQUINA, VI QUE O PORTÃO DA GARAGEM ESTAVA ABERTO. NAQUELA CASA TINHA UM CACHORRO PASTOR ALEMÃO MUITO BRAVO. FUI CALMAMENTE E VI QUE ELE ESTAVA PRESO NA CORRENTE. PASSEI PELO PORTÃO DA GARAGEM E VIREI A ESQUINA, POIS LOGO DEPOIS DESTA CASA DA ESQUINA, ERA NOSSA CASA. PARA CHEGAR NA PORTA DE ENTRADA DE NOSSA CASA, HAVIA UNS DEZ DEGRAUS QUE OCUPAVAM TODA A EXTENSÃO DO PASSEIO. ASSIM QUALQUER PESSOA QUE PASSASSE PELO PASSEIO, TINHA QUE SUBIR ESTE DEZ DEGRAUS QUE LEVAVAM ATÉ A PORTA DE ENTRADA DE NOSSA CASA E DEPOIS DESCER OS DEZ DEGRAUS QUE HAVIA LOGO DEPOIS DA PORTA DE ENTRADA. NOSSA CASA ERA A ÚNICA QUE FICAVA NO ALTO E POR ISTO O PASSEIO ERA DE ESCADA EM FRENTE NOSSA CASA. FUI RAPIDAMENTE PARA NOSSA CASA, COM MEDO DAQUELE CACHORRO. QUANDO FUI SUBINDO OS DEGRAUS, VI QUE MINHA MÃE ESTAVA RECEBENDO DE UM CARTEIRO, AS CORRESPONDÊNCIAS. QUANDO FUI ENTRAR NA NOSSA CASA, VI AQUELE CACHORRO VINDO CORRENDO EM MINHA DIREÇÃO, ENTREI EM CASA, PASSEI PELA SALA E ENTREI NO QUARTO QUE TINHA ALI. ESTE QUARTO TINHA A PORTA DE CORRER. FECHEI A PORTA E FOI CONTA DE FECHAR E O CACHORRO CHEGOU. NESTA PORTA DE CORRER, QUE ERA DE MADEIRA, TINHA UM BURACO REDONDO BEM NO MEIO DELA, QUE ERA DE UM NÓ DA MADEIRA QUE HAVIA SE SOLTADO. POR ESTE BURACO FIQUEI OLHANDO O CACHORRO QUE FICAVA OLHANDO FIXAMENTE PARA A PORTA. ENTÃO COMECEI A GRITAR PARA ALGUÉM TIRAR AQUELE CACHORRO DALI. NISTO APARECEU O CRISTÓVÃO, UM VISINHO NOSSO. ELE FICOU CHAMANDO O CACHORRO. O CACHORRO FOI SEGUNDO ELE, MAS LOGO DEPOIS VOLTOU. ENTÃO COLOQUEI UMA SALSICHA POR AQUELE BURACO DA PORTA, PARA O CACHORRO COMER E IR EMBORA. O CACHORRO COMEU A SALSICHA EM MENOS DE UM SEGUNDO. ERA COMO SE ELE TIVESSE ENGOLIDO ELA. MAS ELE CONTINUAVA ALI OLHANDO A PORTA. ENTÃO JOGUEI OUTRA SALSICHA E DEPOIS OUTRA. O CACHORRO AS COMEU TÃO RÁPIDO QUANTO A PRIMEIRA. FUI ABRINDO A PORTA VAGAROSAMENTE E O CACHORRO FEZ MENÇÃO DE BRINCAR COMIGO. SAI DO QUARTO E FUI JOGANDO AS SALSICHAS PARA ELE. ELE FICAVA PULANDO NA MINHA FRENTE COMO SE QUISESSE BRINCAR. QUANDO JOGUEI A ÚLTIMA SALSICHA, O CACHORRO SIMPLESMENTE SAIU CORRENDO E FOI EMBORA. ENTÃO PENSEI:
__ESTA “PRAGA” SÓ QUERIA AS SALSICHAS.

DESEQUILIBRANDO NO PENHASCO

ESTAVA NUM LOCAL QUE SERIA UM SÍTIO ONDE JÁ TINHA MORADO. ESTAVA COM O CANDIDO, O GERALDO E OUTRA PESSOA QUE NÃO SEI QUEM ERA. ESTE SÍTIO FICAVA AS MARGENS DO LAGO DE FURNAS. A GENTE ESTAVA ANDANDO CALMAMENTE E CONVERSANDO, QUANDO FUI ATÉ A BEIRADA DE UM GRANDE PAREDÃO, QUE DEVERIA TER UNS DEZ METROS DE ALTURA. LÁ EM BAIXO ESTAVA A ÁGUA. AO LADO DESTE PAREDÃO, HAVIA UMA RAMPA FEITA DE CIMENTO, PARA SE CHEGAR LÁ EM BAIXO. EU SENTEI NESTE PAREDÃO, COLOQUEI OS PÉS PARA BAIXO E FALEI PARA O CANDIDO E O GERALDO, QUE A IARA GOSTAVA DE SENTAR ALI E FICAR BATENDO OS PÉS NA ÁGUA. MAS A ÁGUA TINHA DESCIDO TANTO E ESTAVA LÁ NO FUNDO AGORA. QUANDO FUI LEVANTAR PARA SAIR DALI, MEU CORPO DESEQUILIBROU E FIZ DE CAIR LÁ EM BAIXO. FIQUEI SEGURANDO COM AS PONTAS DOS DEDOS, MAS NÃO CONSEGUIA VOLTAR, POIS MEU CORPO JÁ ESTAVA MAIS PRA FRENTE. ENTÃO GRITEI PARA O CANDIDO E O GERALDO ME AJUDAREM. ELES, QUE TINHAM CONTINUADO A CAMINHAR, ESTAVAM UM POUCO DISTANTE. ELES VOLTARAM CORRENDO. O GERALDO CHEGOU PRIMEIRO E DESCEU AQUELA RAMPA INDO LÁ EM BAIXO. PERGUNTEI A ELE O QUE ESTAVA FAZENDO. COMO ELE IRIA ME AJUDAR ESTANDO LÁ EM BAIXO. NO QUE ELE RESPONDEU:
__VOU EMPURRAR SEUS PÉS.
__VAI EMPURRAR MEUS PÉS COMO? VOCÊ ESTÁ A DEZ METROS MAIS BAIXO QUE EU.
__HA, EU PENSEI QUE DAVA.
NISTO O CANDIDO CHEGOU E ME PUXOU PELA GOLA DA CAMISA E DISSE:
__VOCÊS DOIS PARECEM DOIDOS.

PASSAT VELHO NO PASTO

ESTAVA EM UM LOCAL QUE PARECIA SER UMA FAZENDA. ESTAVA PARADO NO MEIO DO QUE SERIA UM PASTO. CONVERSAVA COM UMA PESSOA QUE NÃO LEMBRO QUEM ERA. NISTO VEIO CHEGANDO O SEGUIDINHO DIRIGINDO UM PASSAT BEM VELHO. ELE VINHA PELO MEIO DESTE PASTO. QUANDO ELE PAROU E DESCEU DO CARRO, PERGUNTEI O QUE ELE FAZIA COM O CARRO ALI. ELE DISSE QUE TINHA IDO BUSCAR A GENTE. PEDI ENTÃO A ELE QUE DESSE MARCHA A RÉ NO CARRO E PARASSE ELE NA ESTRADA QUE PASSAVA AO LADO. QUANDO ELE FOI DANDO MARCHA A RÉ, ELE PASSOU POR CIMA DE UMA MÁQUINA DE PODAR GRAMA. GRITEI COM ELE PARA PARAR. MAS ELE PASSOU POR CIMA E DEPOIS PULOU DE DENTRO DO CARRO. COMO O PASTO ERA UM POUCO ÍNGREME, O CARRO SAIU DESCENDO ESTE MORRO E FOI PARAR DENTRO DE UMA LAGOA QUE TINHA LÁ EM BAIXO. PERGUNTEI A ELE:
__PORQUE VOCÊ PULOU DO CARRO E DEIXOU-O ANDANDO SOZINHO?
__HÁ, EU NÃO SEI DIRIGIR.
__E PORQUE ENTÃO ESTAVA DIRIGINDO?
__HÁ, PORQUE EU QUIS.