OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 07/11/14

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A PROCURA






ESTAVA INDO PELA RUA GOIÁS, PROCURANDO UM SHORT VERMELHO PARA COMPRAR. TINHA QUE SER UM SHORT DE TAMANHO “p”. EU ENTRAVA NUMA LOJA, OLHAVA VÁRIOS SHORTS, MAS NÃO TINHA A VERMELHO QUE EU QUERIA. ENTÃO EU FUI INDO PELA RUA GOIÁS ATÉ A ALTURA DA RUA MATO GROSSO. DEPOIS FUI VOLTANDO. EU NÃO VIA CARROS NA RUA, APENAS PESSOAS. PROCUREI EM VÁRIAS LOJAS, MAS NÃO CONSEGUI ENCONTRAR O SHORT VERMELHO.

LENÇÕES / BAHIA






SEJA BEM VINDO A CIDADE DE LENÇÕES, NA BAHIA. A CIDADE DA CHAPADA DIAMANTINA. CAPITAL NACIONAL DO DIAMANTE
AQUI PODEMOS VER A CIDADE RODEADA DE VERDE
imagem - Rodrigo Zanolli    
LENÇÕES TEM 11.300 HABITANTES - IBGE ESTIMATIVA 2013 - 
QUEM NASCE EM LENÇÕES EH: LENÇOENSE
A CIDADE
EM 18 DE DEZEMBRO DE 1856, O DISTRITO DE LENÇÓIS É DESMEMBRADO DO MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL DO PARAGUAÇU (ATUAL MUCUGÊ).
A AGLOMERAÇÃO, ELEVADA ENTÃO À CATEGORIA DE VILA, GANHA O NOME DE COMERCIAL VILA DE LENÇÓIS, EM REFERÊNCIA AOS GRANDES COMERCIANTES DE PEDRAS E MERCADORES, INCLUSIVE ESTRANGEIROS, QUE PROLIFERAVAM NA REGIÃO.
COMERCIAL VILA DE LENÇÓIS É ELEVADA À CATEGORIA DE CIDADE PELA LEI PROVINCIAL Nº 946, DE 20 DE MAIO DE 1864.
ORIGEM DO NOME
CONSTA QUE, O NOME DA CIDADE DE LENÇÓIS VEM DOS LAGEDOS POR ONDE O RIO PASSA ESPUMANDO, SERRA ABAIXO, COMO SE FORA UM LINDO LENÇOL TODO BORDADO, TODO RENDADO FEITO PELAS MÃOS DE FADAS. ESSA VISÃO ERA OBTIDA, PRINCIPALMENTE, PELAS PESSOAS QUE CHEGAVAM POR CIMA DA SERRA DO SINCORÁ.
HISTÓRIA
A CIDADE DE LENÇÓIS SURGIU EM MEADOS DO SÉCULO XIX COM A DESCOBERTA DE MUITAS JAZIDAS DE DIAMANTES NA REGIÃO DA CIDADE DE MUCUGÊ. EM POUCO TEMPO AS TERRAS FORAM OCUPADAS POR EXPLORADORES E COMERCIANTES DE DIVERSOS LUGARES DO PAÍS, QUE EM COMUM TINHAM A AMBIÇÃO DO RÁPIDO ENRIQUECIMENTO.
ATÉ CERCA DE 1871 A EXPLORAÇÃO DAS LAVRAS DIAMANTINAS CONTRIBUIU PARA A CONSTRUÇÃO DE LENÇÓIS. SÃO DESTA FASE AS CONSTRUÇÕES MAIS ELABORADAS DA CIDADE, COMO A CAPELA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS, E NOS SARAUS ERA COMUM USAR DIAMANTES PARA ENFEITAR AS ROUPAS DOS PARTICIPANTES. UM CONSULADO FRANCÊS CHEGOU A FUNCIONAR ALI COM A INTENÇÃO DE ESTREITAR OS LAÇOS COMERCIAIS ENTRE A FRANÇA E A REGIÃO.
A PLANTAÇÃO DE CAFÉ, E MAIS TARDE, A EXTRAÇÃO DO CARBONATO (DE MESMA COMPOSIÇÃO DO DIAMANTE, PORÉM MENOS CONCENTRADO) AJUDAM A RETOMAR EM PARTE A ECONOMIA DA CIDADE. 
UMA RUA DO CENTRO DA CIDADE
imagem - ?
A CIDADE DE LENÇÓIS QUE ESTÁ A ALTITUDE DE 394 METROS, FICA LOCALIZADO NA CHAPADA DIAMANTINA E É FAMOSO POR SER O PRINCIPAL DESTINO TURÍSTICO DA REGIÃO, SENDO ASSIM É CONSIDERADO O CORAÇÃO DA CHAPADA. OS AMANTES DA NATUREZA TÊM LENÇÓIS COMO UM DESTINO OBRIGATÓRIO.
ATUALMENTE A CIDADE CONTA COM UMA ÓTIMA INFRAESTRUTURA PARA ABSORVER A DEMANDA DO TURISMO. VISITAM LENÇÓIS CERCA DE 120.000 TURISTAS POR ANO, QUE FICAM EM MÉDIA 8 DIAS NA CIDADE.
AS CONSTRUÇÕES SÃO TODAS PRESERVADAS
imagem - Mundi
VISTA PARCIAL
imagem - Aristeu Chagas
OLHE AS BELEZA DAS ARQUITETURAS
imagem - Cirtur
AQUI NA CHAPADA DIAMANTINA.
imagem - Cerrado
UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS
imagem - Cirtur
OLHE A BELEZA DESTA PAISAGEM. EH A CHAPADA DIAMANTINA
imagem - Mundi
MAIS IMAGENS DA CHAPADA DIAMANTINA
imagem - Mundi
LENÇÕES NAS MONTANHAS BAIANA
imagem - Mundi
ESTA EH A CACHOEIRA DO SOSSEGO
imagem - Mundi
UM DOS CANYON DA CHAPADA DIAMANTINA
imagem - Cleidiana
AS COLORIDA CASAS DE LENÇÕES
imagem - Ernesto Andrade
AS CORREDEIRAS
imagem - nestor Silveira
UMA PRAÇA NO CENTRO DA CIDADE
imagem - Rodrigo Zanotelli
UMA DAS GRUTAS DA CIDADE
imagem - Viaje com destino
LENÇÓIS FOI CONSIDERADA, PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA, COMO UM DOS 10 MELHORES DESTINOS TURÍSTICOS DO BRASIL, APRESENTADO PELO GUIA 4 RODAS - MAIS IMPORTANTE GUIA DE VIAGEM DO BRASIL, E ELEITO O MELHOR DESTINO ECOTURÍSTICO DO BRASIL PELO GUIA 14+ BRASIL TELECOM, DO PORTAL IBEST NA INTERNET.
GENTE HOSPITALEIRA, CASARÕES HISTÓRICOS E SEUS ANTIGOS LAMPIÕES, RIOS, GRUTAS, POÇOS E CACHOEIRAS, CARACTERIZAM A CIDADE DE LENÇÓIS. SEU SURGIMENTO SE DEU EM 1844 QUANDO GARIMPEIROS, EM BUSCA DE PEDRAS DE DIAMANTES, CRIARAM CASAS IMPROVISADAS COM TOLDOS DE PANOS. A VISTA DO ALTO DA CIDADE COM OS LENÇÓIS ESTENDIDOS ÀS MARGENS DO RIO TERIA ORIGINADO SEU NOME. A CIDADE VIVEU UM PERÍODO DE GLÓRIA POR QUASE TODO O SÉCULO XIX E JÁ FOI CONSIDERADA A CAPITAL DOS DIAMANTES.
CAMINHO DAS PEDRAS
imagem - Cerrado
AQUI O MERCADO CULTURAL
imagem - ?
PRAÇA HORÁCIO MATOS
imagem - uol.com.br
O CASARÃO DA SINHAZINHA
imagem - ?
PALACETE DO CORONEL
imagem - ?
IGREJA SENHOR DOS PASSOS
imagem - ?
AS COLORIDAS ARQUITETURAS
imagem - Mira Flores
OS INÚMEROS CASARÕES
imagem - Maurício F. Pinho
PRATINHA
imagem - F. da Costa
TAMBÉM EM PRATINHA
imagem - F. da Costa
RIBEIRÃO DE BAIXO
imagem - Bebel Novais
SALÃO DE AREIA
imagem - Killiefa
TAMBÉM NA CHAPADA DIAMANTINA
imagem - ?
O RIBEIRÃO PASSANDO AOS PÉS DOS CASARÕES
imagem - Cirtur
O TRADICIONAL CORETO
imagem - Cirtur
AS LAMPARINAS
imagem - Cirtur
MAIS CACHOEIRAS
imagem - Cirtur
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO




VALEU PELA VISITA. SEMPRE

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES / RIO GRANDE DO SUL






BEM VINDO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA HUMANIDADE. BEM VINDO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO. BEM VINDO A CIDADE DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES.
AQUI O PÓRTICO DE ENTRADA NA CIDADE
imagem - PMSMM
SÃO MIGUEL DAS MISSÕES TEM 7.421 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES EH: MIGUELINO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 29 DE ABRIL E FOI EMANCIPADA EM 1.988
ORIGEM DO NOME
O NOME VEM DAS MISSÕES JESUÍTAS QUE ACONTECERAM NA REGIÃO E DA IGREJA CONSTRUÍDA POR ELES EM HOMENAGEM A SÃO MIGUEL ARCANJO.
A VILA DE SÃO MIGUEL SURGIU EM 1926, QUANDO FOI EFETUADO UM LOTEAMENTO URBANO EM TORNO DOS REMANESCENTES DO ANTIGO POVO JESUÍTICO-GUARANI.
HISTÓRIA
SUA INSTALAÇÃO SE DÁ EM 1697. NESTA ÉPOCA INICIA-SE UM PERÍODO DE GRANDE DESENVOLVIMENTO E NUM PROCESSO DE TRANSCULTURAÇÃO, OS ÍNDIOS GUARANI VÃO GRADUALMENTE ABSORVENDO A CULTURA EUROPÉIA, TRANSFORMANDO-SE EM HÁBEIS ARTÍFICES, METALÚRGICOS, TIPÓGRAFOS, ESCULTORES, PINTORES, MÚSICOS. CERAMISTAS, CANTEIROS E FABRICANTES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS.
EM 1768, COM A EXPULSÃO DOS JESUÍTAS, OS POVOS DAS MISSÕES PASSARAM A SEREM GOVERNADOS PELA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA E A PARTIR DE 1801, PELA ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA. 
A VILA DE SÃO MIGUEL SURGIU EM 1926, QUANDO FOI EFETUADO UM LOTEAMENTO URBANO EM TORNO DOS REMANESCENTES DO ANTIGO POVO JESUÍTICO-GUARANI.
EM 29 DE ABRIL DE 1988, A VILA DE SÃO MIGUEL EMANCIPOU-SE DE SANTO ÂNGELO.
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - PMSMM
AQUI UMA AVENIDA DA CIDADE
imagem - ?
OUTRA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - PMSMM
AQUI NUMA RUA
hjobrasil.com
OUTRA RUA
hjobrasil.com
PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
A ZONA RURAL DA CIDADE
imagem - ?
HOTEL DA CIDADE
imagem - Abrajet
CASA DE PASSAGEM DOS ÍNDIOS
imagem - Germano Schuur
UMA POUSADA
imagem - ?
HOTEL
imagem - Germano Schuur
CHEGANDO NA CIDADE
imagem - ?
MUSEU MISSIONÁRIO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
POUSADA TEMÁTICA
imagem - ?
EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES LOCALIZA-SE O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, ONDE ESTÃO AS RUÍNAS JESUÍTAS DA ANTIGA REDUÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO. FORAM DECLARADAS PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO EM 1983.
O SÍTIO ARQUEOLÓGICO CONTA COM O MUSEU DAS MISSÕES, QUE ABRIGA ESTÁTUAS DE IMAGENS SACRAS FEITAS PELOS ÍNDIOS GUARANI.
"AS MISSÕES FORAM FUNDADAS HÁ 400 ANOS PELOS JESUÍTAS.
TRABALHANDO COMO ARQUITETOS, ESCULTORES, PINTORES E PROFESSORES, ELES CONSTRUÍRAM, AUXILIADOS PELOS ÍNDIOS GUARANIS, UMA CIVILIZAÇÃO ÚNICA NA AMÉRICA LATINA".
OS GUIAS TURÍSTICOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS VISITAS GUIADAS AO MUSEU DAS MISSÕES E AOS REMANESCENTES DA IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO (PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE). O MUSEU DAS MISSÕES, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, IPHAN E OUTRAS ENTIDADES, PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS NOS EVENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA CIDADE.
AQUI A CRUZ MISSIONEIRA
imagem - ?
CRUZ MISSIONEIRA

CONSTRUÍDA EM UM ÚNICO BLOCO DE PEDRA ARENITO, POSSUI QUATRO BRAÇOS (DOIS PARA A ESQUERDA E DOIS PARA A DIREITA), SÍMBOLO JESUÍTICO DE FÉ REDOBRADA. É UM O MAIS IMPORTANTE SÍMBOLO DAS MISSÕES, EM TORNO DO QUAL A COMUNIDADE SE IDENTIFICA, ESTA FOI PLANTADA EM SÃO MIGUEL, POR OCASIÃO DA REDUÇÃO DOS GUARANIS À FÉ CRISTÃ.

imagem - Isa lanziani

MUSEU DAS MISSÕES
PROJETADO EM 1940 POR LÚCIO COSTA, TAMBÉM REFLETE A RIQUEZA CULTURAL DA CIVILIZAÇÃO QUE SE DESENVOLVEU NA REGIÃO. INSPIRADO NAS HABITAÇÕES DOS MISSIONEIROS, COM AVARANDADO COBERTO COM TELHAS DE BARRO, CONTÉM UMA RICA COLEÇÃO DE CERCA DE CEM IMAGENS DE RARA BELEZA, DE TAMANHOS QUE VÃO DE 15 CM A 2,20 M, RECOLHIDOS POR JOÃO HUGO MACHADO EM
1939 E 1940.
imagem - ?
imagem - PMSMM
imagem - ?
SINO
ENCONTRA-SE JUNTO AO MUSEU, ANTIGAMENTE INSTALADO NO ALTO DA TORRE DO TEMPLO DE SÃO MIGUEL. PESA UMA TONELADA, E FOI FUNDIDO NA REDUÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA, A PRIMEIRA FUNDIÇÃO DE FERRO DO SUL DO PAÍS.
imagem - PMSMM
O MUSEU DAS MISSÕES RECEBE TODO ANO MUITOS ESTUDANTES DO RIO GRANDE DO SUL E DEMAIS ESTADOS DA REGIÃO SUL. O LOCAL É PROPÍCIO PARA PESQUISAR SOBRE ARTES E HISTÓRIA, ALÉM DE CONTAR COM RECURSOS NATURAIS PARA AULAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. NO ANO DE 2010, O MUSEU DAS MISSÕES RECEBEU QUASE 100 MIL VISITANTES DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E DOS 5 CONTINENTES.
AS RUÍNAS DA IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
imagem - PMSMM
imagem - PMSMM
IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

DE ESTILO BARROCO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA EM 1735 E LEVOU 10 ANOS PARA SER CONCLUÍDA. OS BLOCOS DE ARENITO ERAM TRAZIDOS DE UMA DISTÂNCIA DE 20KM. ERA COMPOSTA POR TRÊS NAVES SEPARADAS POR DUAS GRANDES ARCADAS E CINCO ALTARES COM IMAGENS DE SANTOS, A COBERTURA ERA DE TELHAS DE BARRO SUSTENTADAS POR VIGAS DE MADEIRA E, NA FRENTE, UM PÓRTICO COM ARCADAS E COLUNAS QUE EXIBIAM ESTÁTUAS DOS 12 APÓSTOLOS. A TORRE COM 25 METROS DE ALTURA, OSTENTAVA UM GALO DE ESTANHO DOURADO E CINCO SINOS. O PROJETO DA IGREJA DEVE-SE AO ARQUITETO ITALIANO GIAN BATISTA PRIMOLLI.

imagem - PMSMM
INTERIOR DA IGREJA
imagem - PMSMM
LADO DE FORA DA IGREJA
imagem - PMSMM
FRENTE DA IGREJA
imagem - PMSMM
CASA DE APOIO
imagem - PMSMM
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
REGIÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
INSTALAÇÕES DO HOTEL
imagem - ?
REGIÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO
imagem - PMSMM
QUERUBINS
imagem - PMSMM
IGREJA DE SÃO MIGUEL ARCANJO - ATUAL
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
ESPETÁCULO DE SOM E LUZ
A HISTÓRIA DOS SETE POVOS TAMBÉM É CONTADA ATRAVÉS DO ESPETÁCULO DE SOM E LUZ, CRIADO EM 1978, QUE É APRESENTADO AO ANOITECER, NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO MIGUEL ARCANJO. O ESPETÁCULO NARRA EM 48 MINUTOS O NASCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO E O FIM DA CIVILIZAÇÃO CRIADA, NO RIO GRANDE DO SUL, POR JESUÍTAS E ÍNDIOS. AS VOZES QUE CONTAM A HISTÓRIA SÃO OS ATORES PAULO GRACINDO, LIMA DUARTE, ARMANDO BÓGUS, FERNANDA MONTENEGRO, MARIA FERNANDA, JUCA DE OLIVEIRA E ROLANDO BOLDRIN.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO DO SITIO ARQUEOLÓGICO

DAS: 9 H ÀS 12 H E DAS 14 H ÀS 18 H.
NO HORÁRIO DE VERÃO: 9H ÀS 12 H E DAS 14 H ÀS 20 H.

INGRESSOS

ESTUDANTES R$ 2,50
DEMAIS PESSOAS R$ 5,00
PESSOAS C/+ 60 ANOS
imagem - Germano Schuur
PORTAL DE ENTRADA NA CIDADE
imagem - Isa Lanziani
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




ACESSE: THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO



VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE