OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 01/01/15

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

"WANDERLÂNDIA" NO "TOCANTINS" TEM AS MAIS BELAS CACHOEIRAS DO ESTADO






BEM VINDO A CIDADE DE WANDERLÂNDIA. COM AS MAIS BELAS CACHOEIRAS DO TOCANTINS
foto -  Thymonthy Becker Comunicação
foto -  Thymonthy Becker Comunicação
 foto -  Thymonthy Becker Comunicação
 A CIDADE TEM 10.981 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM WANDERLÂNDIA EH: WANDELANDIENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE FEVEREIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.968
ORIGEM DO NOME 

O nome eh uma homenagem à família Wanderley, que impulsionaram e crescimento do lugarejo até alcançar sua emancipação.
HISTÓRIA
O início do desenvolvimento de Wanderlândia ocorreu às margens da BR-226, Belém-Brasilia, em 1958, época da construção da BR. O município pertencia ao Estado de Goiás, localizado precisamente no norte do Estado.
Em 1958 no lugarejo que recebeu o nome ″Entroncamento do Velame″, residiam algumas famílias: O Senhor Pedro Coelho (ainda vivo com 92 anos) e sua esposa Ana Isabel Wanderley, José Gomes, pensão do Sr Amâncio Rodrigues Ribeiro e sua esposa dona Julia, Estanislau Pereira, Maria Salomé Wanderley (ainda viva com 102 anos) e outros.
Em 1962 o Senhor José Maria, mudou-se de Cafelândia para o entroncamento do Velame, e junto com ele vieram outros habitantes, com sua chegada o povoamento teve avanço em seu crescimento. O Senhor José Maria transferiu a Escola de Cafelândia para o município de Wanderlândia, sob a denominação de Escola Municipal Dom Pedro II. A sua esposa Dionísia Araújo Ferreira, foi a primeira professora. As famílias Ferreira e Wanderley solicitaram um templo católico dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Não havia permanentes pregações, elas eram feitas através de Padres que vinham de outras localidades.
No ano de 1966, reeleito vereador de Babaçulândia, município o qual Wanderlândia pertencia, José Maria conseguiu, uma área de terra, que em seguida doou a prefeitura de Babaçulândia para o povoado em evidencia. Para que o progresso chegasse bem rápido o Sr. José Maria, ao doar os lotes aos interessados, impôs que todos construíssem, pois caso contrário ao expirar o prazo, o lote era doado a outro interessado, sendo uma forma de progresso a qualquer custo.
Seu rápido desenvolvimento conseqüente da rodovia a BR 153 aberta na década de 1960, transformou-se rapidamente num centro de povoação próspero.
AQUI O FÓRUM DA JUSTIÇA ELEITORAL
foto - Teylor Leite
HOTEL LUZ DO SOL
foto - ?
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
foto - Casemiro Witasiak
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - Erivelton Costa
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE WANDERLÃNDIA
foto - ?
foto - ?
foto - Weliton TJ
foto - ?
foto - Casemiro Witasiak
foto - Weliton TJ
foto - Weliton Ferreira Guimarães
foto - Weliton TJ
foto - Weliton TJ
ENTORNO DA CIDADE
foto - Thyago Ferrari
foto - Taylor Leite
foto - Thyago Ferrari
foto - Raphael Mollo
AS MAIS BELAS CACHOEIRAS
foto - Taylor Leite
foto - Thyago Ferrari
foto - Thyago Ferrari
foto - Gilmar Queiroz
CASA DE FAZENDA
foto - Thyago Ferrari


A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE

A PRAÇA DA SÉ EM SÃO PAULO EH UM ESPAÇO PÚBLICO QUE PRESERVA A MEMORIA DE GRANDES ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DO BRAZIL






PRAÇA DA SÉ É UM ESPAÇO PÚBLICO LOCALIZADO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
foto - ?
NELA, LOCALIZA-SE O MONUMENTO MARCO ZERO DO MUNICÍPIO.
A PARTIR DELE, CONTAM-SE AS DISTÂNCIAS DE TODAS AS RODOVIAS QUE PARTEM DE SÃO PAULO, BEM COMO A NUMERAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE.
AQUI O MARCO ZERO - 
foto de André Bonacin
CONSIDERADA QUASE UM SINÔNIMO PARA O CENTRO VELHO, A PRAÇA É UM DOS ESPAÇOS MAIS CONHECIDOS DA CIDADE E FOI PALCO DE MUITOS EVENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO PAÍS, COMO O COMÍCIO DAS DIRETAS JÁ. 
foto - ?
O NOME DEVE-SE AO FATO DE A PRAÇA TER-SE DESENVOLVIDO EM FRENTE À SÉ DA CAPITAL PAULISTA.
foto - ?
ORIGINALMENTE CONHECIDA COMO O LARGO DA SÉ, A PRAÇA DESENVOLVEU-SE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DURANTE O PERÍODO COLONIAL DA IGREJA MATRIZ DO MUNICÍPIO (SUBSTITUÍDA PELA ATUAL CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX) E DE UMA SÉRIE DE EDIFÍCIOS AO SEU REDOR.
foto - ?
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PORÉM, COM A DEMOLIÇÃO DE VÁRIOS DOS EDIFÍCIOS ORIGINAIS E AS OBRAS DE EMBELEZAMENTO URBANO E ALTERAÇÕES NO SISTEMA VIÁRIO, A PRAÇA TRANSFORMOU-SE E ASSIM PERMANECEU ATÉ A SEGUNDA METADE DO SÉCULO.
AQUI MONUMENTO AOS FUNDADORES DE SÃO PAULO. 
foto de Antonio JV Dal
A ATUAL PRAÇA É RESULTADO DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO CONDUZIDO NA DÉCADA DE 1970 POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO LIDERADOS PELO ARQUITETO JOSÉ EDUARDO DE ASSIS LEFÈVRE. NA ÉPOCA, O METRÔ DE SÃO PAULO ESTAVA CONSTRUINDO UMA ESTAÇÃO NAQUELE LOCAL E ERA NECESSÁRIO DEMOLIR TODO UM QUARTEIRÃO, FAZENDO COM QUE FOSSE NECESSÁRIO REPENSAR A CONCEPÇÃO PAISAGÍSTICA DA PRAÇA.
foto - ?
O GRUPO DE ARQUITETOS FOI INFLUENCIADO PELOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS QUE ESTAVAM SENDO FEITOS NAQUELA ÉPOCA NA COSTA OESTE DOS EUA (ESPECIALMENTE OS DO PAISAGISTA LAWRENCE HALPRIN), CARACTERIZADOS POR UM GEOMETRISMO RIGOROSO E PELO DOMÍNIO DO TERRENO ATRAVÉS DE UM JOGO DE PATAMARES, ESPELHOS D'ÁGUA OU FONTES E VOLUMES PRISMÁTICOS DE TERRA.
foto - ?
foto - ?
fonte - Wilipédia



A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE